Blog Search

sábado, 14 de maio de 2011

QUAL A MELHOR HORA PARA FAZER EXERCÍCIOS?

Muitas pessoas fazem esta pergunta. Algumas acham que irão emagrecer mais ou menos fazendo exercício a determinada hora, mas na verdade, isto é relativo.

Pois o emagrecimento depende de muitos outros factores e com certeza, mais importante do que a hora ideal para fazer exercícios é manter uma regularidade nos mesmos, associados a uma dieta equilibrada.

No entanto se pensa em rendimento a coisa pode ser diferente, pois pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas são matutinas, pois sentem-se mais dispostas de manhã, rendendo mais. Outras são vespertinas, preferindo os horários da tarde ou noite, pois não "funcionam de manhã".

O ideal é que experimente várias horas em que tem disponibilidade e veja qual delas prefere e sente com mais disposição. Também é importante organizar um horário em que tenha facilidade para cumprir as actividades e que não atrapalhe a sua rotina.

Para aqueles que não tem muitas opções, resta insistir e habituar-se aos exercícios, integrando-os no seu horário, conseguindo assim, manter uma frequência satisfatória para a obtenção dos benefícios da actividade física, além de conseguir atingir o objectivo proposto.

Apesar disto, algumas observações podem ser feitas:
  • Escolha o horário em que sente mais disposição ou que sabe que conseguirá manter uma regularidade;
  • Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia, por isso, se pretende fazer exercício de manhã procure saber com um nutricionista o que comer antes e depois dos exercícios;
  • Da mesma forma se se exercita perto do hora do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios;
  • No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras, desidratação, cancro de pele (a longo prazo se não usar um protector solar);
  • Se corre na rua, escolha lugares arborizados e horários com menos poluição.
Enfim, de manhã, de tarde ou à noite, o que importa é fazer e ser regular nas actividades físicas.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Printfriendly