Blog Search

domingo, 12 de agosto de 2012

Como Organizar Roupeiros

Arrumar o guarda-roupa obedece a critérios de organização e funcionalidade eficazes. Descubra métodos para facilitar esta tarefa. 

Pelo menos duas vezes por ano os armários da roupa devem ser limpos e arrumados de uma forma organizada. Uma tarefa que implica tempo e paciência, e, por isso mesmo, é geralmente adiada. Tendo em conta a funcionalidade que a arrumação proporciona à vida quotidiana, chega sempre a inevitabilidade daquele dia “A“ (pois, de arrumação!). 

Como os bons motivos são mais que evidentes, nada como aproveitar o ânimo que o bom tempo proporciona para desempenhar esta tarefa. Diga “até mais tarde” aos casacos de Inverno, às camisolas de lã e a toda a roupa que só usará daqui a uns meses; tome uma decisão quanto às peças que estão a entulhar o armário. Assim, redescubra o seu vestuário de Verão.

Isto só visto…
  •  Aproveite o “estar com a mão na roupa” para dar uma limpeza geral ao roupeiro e arejá-lo. E nada de receios: tenha em mente que arrumar é estabelecer um lugar certo para cada coisa com o objectivo de criar funcionalidade. Assim, siga alguns critérios que lhe facilitarão o trabalho:
  • O que não usa há mais de um ano (à excepção de certas peças de cerimónia) é excedente e está a ocupar espaços necessários.Com uma boa dose de coragem e sem dar ouvidos a sentimentalismos, livre-se do que já não lhe faz falta. Nesta selecção exije-se rigor!
  • Faça três montes: um para a lavandaria ou para a costureira, outro para dar, outro para voltar aguardar (roupa das estações frias para um lado e roupa das estações quentes para o outro).
  • As peças de uso frequente devem ficar acessíveis, enquanto as roupas fora de época e os casacos  compridos são arrumados numa das pontas do armário.
  • Camisolas e casacos devem ser guardados limpos e bem acondicionados (com protecções plastificadas) até à próxima estação.
  • Com o roupeiro vazio, aproveite para o limpar e arejar. Escolha um critério de arrumação: o vestuário  deve ser ordenado por modelos e, depois, por cores ou tonalidades idênticas, o que simplifica a escolha.
  • Verifique se tem cabides adequados e em quantidade suficiente para pendurar uma ou duas peças em cada um.
  • Recorra a caixas para arrumar peças pequenas, como cintos, lenços, luvas, chapéus, bijutaria, etc.
  • Crie compartimentos amovíveis dentro das gavetas. Estas devem ser forradas com papel plastificado, adesivo ou papel de seda. Os sapatos devem ser organizados numa sapateira. Pode também optar por colocá-los na parte inferior do armário, em caixas individuais com etiquetas indicando o que contêm.
  • Coloque anti-traças e saquinhos de flores secas nos roupeiros e gavetas.
Roupa de casa
  • Porque o seu lar também se veste consoante as estações, crie funcionalidade nos armários em que  guarda a roupa da casa. Ao arrumar, seleccione as peças que estão estragadas e que já não utiliza. Eis algumas dicas para a sua rápida manutenção:
  • Cobertores e edredões: Já que o seu uso é sazonal, devem ser guardados limpos, em sacos plastificados próprios para o efeito. Arrume-os na parte superior do armário ou numa arca até voltar a necessitar deles.
  • Lençóis: Disponha-os em pilhas, consoante a sua função, tamanho e camas a que se destinam.
  • Toalhas turcas: Arrume-as numa prateleira ou gaveta, bem dobradas, por conjuntos de cores ou por tamanhos. Pode também enrolá-las, o que facilita a sua visibilidade em prateleiras. Necessita de espaço para que se mantenham bem dobradas e será bom que a área que lhes é reservada tenha fácil acesso a partir das casas de banho.
  • Toalhas de mesa: Arrume-as em gavetas ou prateleiras, por tamanho e frequência de utilização. Os guardanapos de pano devem ser guardados junto das toalhas com que fazem conjunto e embrulhados em papel de seda ou celofane.
  • Peças de renda ou bordadas: Guarde-as bem limpas, em caixas forradas com papel de seda ou celofane, para evitar que manchem
Related Posts with Thumbnails

Printfriendly