Blog Search

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A base da Saúde

 "Alimentação"
O ser humano é uma máquina que, como qualquer outra, necessita de energia para desenvolver as mais diversas actividades - Trabalhar, praticar desporto, andar, falar, dormir, etc. É principalmente através da alimentação que conseguimos obter a energia de que necessitamos.

Mas, antes de começar uma dieta para tentar perder alguns quilos supérfulos, é importante conhecer certos mecanismos orgânicos. De entre todos, os processos metabólicos revestem-se de especial interesse, quando falamos de regimes alimentares.

O metabolismo pode definir-se como o conjunto de reacções químicas que ocorrem na formação, actividade e morte das células do corpo humano. Basicamente, consiste na decomposição ou na sintetização de matérias complexas em matérias simples, ocorrendo geralmente libertação de energia. No primeiro casa, designa-se de catabolismo; no segundo, de anabolismo. Mesmo em repouso, para funcionar, o nosso organismo consome energia, de forma a manter as batidas cardiacas, a temperatura do corpo e a respiração - é o chamado metabolismo basal.

Quer a energia que provém da alimentação  quer aquela que gastamos para executar as diversas actividades do nosso dia-a-dia são medidas em unidades, às quais se convencionou chamar quilocalorias (apesar de vulgarmente o termo caloria ser utilizado como equivalente de quilocaloria, a verdade é que esta última unidade  representa 1000 calorias). è de realçar que o consumo de energia aumenta tendo em conta diversos factores, quer de ordem física quer psicológica - como o esforço, a doença, a fadiga, o medo, a ansiedade, a depressão ou o stress.

Quando se fala dos alimentos em termos de valores calóricos, o que se pretende dizer é que estes contêm substâncias que, depois de digeridas e assimiladas pelo nosso organismo, constituem uma fonte de energia: se um alimento tem um teor calórico  "X", isso significa que ele fornece, liberta, esse "X" de energia durante o processo metabólico.

Num organismo saudável deve existir um equilíbrio entre a energia que é libertada e aquela que é gasta. Se houver um desiquilíbrio entre as calorias que são ingeridas e aquelas que são consumidas no processo do metabolismo basal e na actividade física diária que se desenvolve, o peso corporal sofre variações.

Isto é, aumenta, quando o valor calórico dos alimentos e bebidas ingerimos é superior à energia que despendemos; diminui, quando o número de calorias que absorvemos é inferior à energia que consumimos. Quando a ingestão de energia é igual àquela que despendemos, o nosso peso mantém-se inalterado.

Fonte: O livro das dietas

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Printfriendly