Blog Search

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Cuide dos cabelos masculinos com oito hábitos simples



Combata caspa e calvície com produtos adequados e cuidados ao lavar o seu cabelo.

O cabelo do homem não é igual ao da mulher - é mais espesso e tem camadas mais compactas e firmes, sendo menos poroso e frágil do que o cabelo feminino. O cabelo masculino também é mais oleoso, o que aumenta a necessidade de cuidados para não desenvolver caspa, calvície, dermatite seborreica e outros problemas. Siga estes oito passos indicados por dermatologistas e mantenha os seus cabelos sempre saudáveis e com boa aparência.

1 - Lavar todos os dias

É muito importante lavar o cabelo todos os dias para controlar a oleosidade. A  temperatura da água, que não deve ser muito quente. A temperatura muito elevada provoca o aumento da produção da glândula sebácea, o que auxilia no aumento da indesejável caspa e da oleosidade.

2 - Uso moderado de condicionador

O uso diário de condicionador não é uma boa indicação. Apenas homens com cabelo muito seco ou comprido deverão usar o produto. Como o cabelo masculino costuma ser curto, fica difícil aplicar o condicionador somente nas pontas e, se for aplicado em todo o cabelo, irá aumentar a oleosidade. Prefira aplicar apenas uma pequena quantidade (como uma moeda) em dias alternados, após a lavagem com champo apropriado para o seu tipo de cabelo. 

3 - Hidratar sempre que preciso

Sol, cloro da piscina, água do mar e diversos outros fatores externos ressecam os cabelos. No verão recomenda-se o uso de protetor solar capilar, para evitar o ressecamento causado pelo sol. Já quando o seu cabelo é prejudicado pelo cloro ou sal da água do mar, o ideal é lavar bem com água não salinizada e penteá-los com uma quantidade muito pequena de creme hidratante, que pode ser à base de queratina. Deixe o produto agir por 15 minutos e depois enxague bem. 

4 - Champo e condicionador adequados

Assim como as mulheres, os homens devem usar apenas os produtos certos para o seu tipo de cabelo (oleoso, normal ou seco). Há uma diferença entre o cabelo masculino em relação ao feminino, o cabelo masculino é sempre mais oleoso, alguns produtos femininos podem agravar a oleosidade. Portanto, os homens devem procurar produtos próprios para o cabelo masculino. Mutti. Produtos dois em um (champo e condicionador no mesmo produto) são boas opções, por serem práticos e não ressecarem demais os cabelos.

Não se recomenda o uso de sabonete para lavar o cabelo. Sabonete seca muito os cabelos porque tem uma maior quantidade de soda caustica, além de outros adstringentes.

5 - Cuidado com finalizadores

Gel e pomadas são óptimos para ajudar a pentear o cabelo após o banho, mas o ideal é que os produtos sejam sem álcool - para não secar  - e usados sem exageros - para não deixar os cabelos com aparência de que estão sujos. Quem usa essas opções com frequência também deve lavar o cabelo ao menos uma vez por semana com shampoo antirresíduos, para retirar os restos do produto no cabelo. 

6 - Cortar o cabelo frequentemente

O homem deve cortar o cabelo mensalmente. Isso garante uma melhor aparência, pois aqueles cabelinhos no pescoço que crescem depressa dão a impressão de desleixo. A frequência traz vantagens: por cortar o cabelo com mais frequência do que a mulher, o homem costuma ter cabelo mais macio, com mais brilho e mais maleavel.

7 - Evitar chapéus e bonés

O uso frequente de acessórios para cabeça, como bonés, pode deixar o couro cabeludo muito oleoso e sem respirar e pode piorar algumas patologias, como a dermatite seborreica, fazendo com que ocorra a queda dos cabelos. Esses acessórios também dificultam a secagem adequada do couro cabeludo, o que piora o problema de caspa e provoca a queda.

8 - Combata a caspa

O problema da caspa é mais incidente nos homens do que nas mulheres e costuma ser embaraçoso. Esta descamação pode ser causada por vários distúrbios diferentes, incluindo pele seca, dermatite seborreica, psoríase e eczema. Stress, oleosidade no couro cabeludo, variações hormonais e diminuição da imunidade corporal podem agravar o problema.

O problema pode ser evitado lavando os cabelos todos os dias e usando champos especializados para eliminar caspa. Não dormir com o cabelo molhado e não usar constantemente bonés e chapéus também ajudam na prevenção. 

Por fim:

Calvície pode ser minimizada

A  calvície é determinada geneticamente. Se você possui familiares calvos, portanto, vale a pena iniciar um tratamento precoce, logo que notar o afinamento dos fios ou a rarefação frontal (entradas). Se for calvície androgenética, ou seja, hereditária, é possível minimizar utilizando produtos apropriados indicados por um dermatologista, como minoxidil e finasterida. Além do factor hereditário, a calvície pode ser agravada pelo uso de hormônios anabolizantes, por traumas de couro cabeludo ao esfregar com força exagerada na lavagem e por distúrbios emocionais.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Printfriendly