Blog Search

domingo, 7 de outubro de 2012

Express - Dieta Hipocalórica

EXPRESS
Restritiva, drástica e muito baixa em calorias...
Só para certas ocasiões.

Perder quilos de forma rápida
 Um verdadeiro desafio. A dieta Express, também conhecida por dieta rápida, dieta urgente ou dieta de choque, dá-nos a possibilidade de eliminar vários quilos em tempo recorde.
Aconselhada por especialistas apenas para ocasiões especiais, é uma dieta muito eficaz desde que a sua duração não ultrapasse duas semanas. Trata-se de uma dieta do tipo hipocalórico de 1000 a 1200 calorias diárias (uma contribuição calórica mais baixa do que o habitual) de tipo vegetariano e rica em hidratos de carbono, o que permite saciar o apetite com doses suficientemente abundantes, devido ao tipo de alimentos baixos em calorias que propõe.

O segredo está em comer menos
Não lhe resta outra hipótese: a única forma de perder peso é comer "quase" como habitualmente, mas reduzindo o tamanho dos pratos.
 Que significa isto?
Que a perda de peso é originada pela redução do número de calorias ingeridas ao longo do dia. em termos gerais, calcula-se que para uma mulher de 18 a 35 anos com uma vida activa, 2100 calorias diárias são suficientes, e que entre os 35 e os 55anos as suas necessidades se limitam a 1900 calorias. reduzindo esta quantidade consegue-se emagrecer, pois o organismo irá utilizar as reservas nutritivas guardadas sob a forma de gorduras. de qualquer modo, se pretende obter resultados com esta dieta, a sua alimentação diária não deve ultrapassar 1200 calorias diárias. Antes de se entregar a ela, analise sinceramente se lhe compensa. 

Não atenta contra a saúde
Embora seja muito restritiva e difícil de manter por muito tempo, tem o valor nutritivo suficiente para não atentar contra a saúde, nem causar problemas graves no organismo.
O fornecimento de nutrientes é garantido porque muitos alimentos ricos em hidratos de carbono contêm importantes quantidades de vitaminas e sais minerais. 
Entre os alimentos permitidos encontram-se as batatas, as lentilhas, os eijões, o arroz e a massa integral, o muesli e os cereais.
Entre os alimentos "pecado" estão o pão e os seus derivados, as uvas, as bananas, as ervilhas, o abacate, a beterraba, os frutos secos e os doces.

Prós e contras
Permite emagrecer com certa rapidez, é fácil de levar a cabo e cria hábitos alimentares baseados na ingestão de poucas gorduras. Contribui ainda para a eliminação de líquidos, já que a maior parte do peso que se perde é sob a forma de fluidos. Como todas as dietas muito pobres em calorias, faz engordar logo que se abandona e pode produzir cansaço e debilidade.

Quantos quilos se perdem?
Com a dieta consegue eliminar-se uma média de 1,5/2,5 Kg por semana, dependendo do que se costuma comer e do excesso de gordura que se tem. Assim em 15 dias (prazo máximo aconselhado) pode chegar a perder-se cerca de 4kg.

Conselho médico
Esta dieta é uma excelente forma de começar a pôr ordem em hábitos dietéticos caóticos.
Segui-la durante uma semana pode ser muito aconselhável, pois como não passa fome, é fácil continuar.
Mas, atenção, pois é claramente deficitária em proteínas e se for prolongada para além das duas semanas, começarão a ser utilizadas as próprias proteínas, o que dará lugar à perda da massa muscular e ao aparecimento diário de cansaço. Pode ainda fazer perder demasiada água.
Esta dieta tem muitos inimigos entre os médicos porque embora dê uma resposta a muito curto prazo, pode originar problemas a médio prazo, como seja a tristeza, depressão, anemia, excesso de pesa, carência de proteínas, maus hábitos alimentares...Os bons resultados são sol de pouca dura. Não convém, por isso prolongá-la por mais de duas semanas sem consulta médica e enquanto durar é necessário tomar algum complexo vitamínico.

É preciso beber!
Mais de 2 litros de líquidos por dia para eliminar os resíduos do organismo e ajudar à dieta. A água, os sumos de fruta naturais (com moderação), as infusões e as bebidas isotónicas constituem a melhor opcção.

Porque gostamos de gorduras?
A apetência pelos alimentos ricos em gordura, como algumas carnes, enchidos, ovos e batatas fritas...é um legado dos nossos antepassados. Segundo os antropólogos, na dieta do homem primitivo a gordura animal era escassa e, por isso, quando se tinha acesso a ela, consumia-se com avidez. Daí que na actualidade sintamos essa mesma "atracção fatal" por quase todas as comidas gordas. O pior é que temos essa apetência para consumir gorduras...mas carecemos de um controle cerebral que a regule.

Ementa-Base
Uma dieta variada e apetecível quanto às possibilidades  de escolha de pratos. Lembre-se que o segredo reside em comer sempre em pratos de sobremesa.

PEQUENO-ALMOÇO
  • Queijinho magro com 30g de pão integral + salada de frutas + café, chá ou infusão com adoçante.
  • Ou 30g de pão integral com compota light + ovo cozido + leite magro.
  • Ou sumo de laranja ou toranja natural + cereais com framboesas + café, chá ou infusão com adoçante.   
ALMOÇO
  • Esparguete integral com tomate e uma colherzinha de queijo ralado + courgettes grelhadas.
  • Ou puré de cenoura + 200g de frango grelhado com pimentos assados.
  • Ou salada de lentilhas com tomate, pimento, cenoura e cebola + 1 ovo mexido com tomate e  gambas. 
JANTAR
  • Puré de courgettes + salada de alface, maçã e frango, temperada com limão (sem qualquer tipo de molho).
  • Ou legumes no forno(alcachofras, debola, courgettes, tomate...) + 1 porção de queijo magro.
  • Ou 1 ovo mexido com espinafres + 1 porção de queijo ou 1 peça de fruta.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails

Printfriendly