Evitar o desperdício alimentar deve ser uma regra sobretudo nos dias de hoje. È importante para a carteira e para a garantia da segurança alimentar.
Tome nota:
Faça uma lista de compras adaptada à sua família. Planeie as refeições da semana, tornando a sua lista mais fiável. Compre efectivamente o que lhe faz falta e não vá para o supermercado com fome, caso contrário deixará de ser criterioso.
Deixe os alimentos congelados e refrigerados para o fim das compras e transporte-os em sacos isotérmicos. Desta forma os alientos ficam fora do frio por um período menor de tempo, evitando que se estraguem.
Chegando a casa, arrume os alimentos semelhantes, quer no frigorífico quer na dispensa, deixando sempre à frente o produto com a validade mais pequena.
Reinvente as sobras. Se por exemplo lhe sobrou um peixe do jantar, desfie-o, saltei-o com legumes e junte-lhe uma massa, umas ervas aromáticas e já tem um prato para o dia seguinte.
Se tiver muitas sobras, faça um jantar buffet, dando a escolher a cada um o que mais lhe apetece.
Siga estas dicas e evite que os alimentos fiquem muito tempo à espera de serem consumidos, levando a que quando os quiser aproveitar, já seja tarde demais.
Fonte: Pingo Doce
Fonte: Pingo Doce
Sem comentários:
Enviar um comentário